Posted by : Nuno T. Menezes Gonçalves 06 setembro 2010


Domingo, dia 5 de Setembro de 2010. Preparado para analisar o frenesim político da semana que passou,  no jornal "Sol", eis que observo em destaque na capa do jornal: «Governo quer legalizar transexuais no registo civil». Transtornou-me! Com tantos problemas por resolver no país, ainda há tempo para pensar em medidas destas?

Vejamos.


No Ensino...

Degradado. Apenas 11.6% da despesa pública financia a educação (média europeia é 13%). Cortes na despesa na educação levam ao fecho de mais de 701 escolas do primeiro ciclo - dez mil alunos em processo de reordenamento territorial - que mais agrava a desertificação do interior do país. Criação de mega-agrupamentos, para baralhar o esquema. Despesas em livros escolares a aumentarem a cada ano que passa. Quarenta mil professores no desemprego, número superior ao do ano passado. Avaliação facilitista dos alunos. Antepenúltimo lugar europeu no que toca à percentagem da população que completou o ensino secundário.

Na Economia...

Estourada pelas costuras. Défice orçamental é o quarto mais elevado na zona Euro. Crescimento da economia inferior em 0.2% ao esperado pelo Governo. Importações excedem em massa exportações.  Entre Janeiro e Março de 2010, 1.209 empresas portuguesas pediram insolvência, uma média de treze empresas por dia que cessam actividade. Despesa pública que corresponde a quase 50% do PIB. Carga fiscal elevadíssima, a mais alta de sempre, uma das cinco mais altas da Europa. Cortes nas deduções fiscais em bens de primeira ordem. Milhões gastos em obras públicas, quando esse crédito deveria ser canalizado para o apoio das PMEs. Ausência de meios eficazes para combater a fraude fiscal. Bancos com taxas de juros sobre empréstimos altíssimas.

Na Justiça...

Corrompida. Desculpa-se o criminoso, culpa-se a sociedade, ignora-se a vítima. Processos que prescrevem graças a recursos infindáveis, leis mal formuladas e/ou adaptadas à realidade, julgamentos lentos, burocracias  morosas que se arrastam pelos tribunais até caírem no chão e serem esquecidas. Código Penal requer urgente reforma.

Na Saúde...

Negligente. Hospitais impedidos de contratar profissionais de saúde. Aumento dos juros sobre os pagamentos em falta às empresas farmacêuticas. Maternidades e urgências encerradas. Pobre fiscalização do sector privado.

Na Política...

Guerra Fria. Orçamento de Estado sem acordo possível, há meses em discussão. Instabilidade e agitação política por falta de competência para governar em minoria parlamentar. Presidente da República impávido e sereno, na tentativa de assegurar mais um mandato, que se não fosse pela divisão de candidatos à esquerda há muito havia sido perdido. Ameaças de revisões constitucionais. Falta de entendimento entre partidos. Governo diz-se socialista, eu recomendo-lhe o livro "Socialismo para totós".

Na Sociedade...

Amedrontada. Pensões reformistas ameaçadas pelo envelhecimento da população. Ausência de medidas de apoio à natalidade, nomeadamente benefícios fiscais. Recorde histórico de 10.8% de desempregados, correspondente a meio milhão de portugueses: por dia, em média trezentas e dez pessoas vão para o desemprego. Promoção das uniões de facto, criando descrédito no casamento. Salário mínimo de 475€. Taxa de criminalidade das mais elevadas na Europa. Juros elevadíssimos no empréstimo para habitação.


E mesmo debaixo de tremenda miséria, os olhos dos nossos governadores encontram tempo para se preocupar em proteger os interesses dos transsexuais? É essa a prioridade agora?

Haja paciência!

Em mãos

Em mãos

Mais lidos

Etiquetas

- Copyright © O que me faz correr -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -