Posted by : Nuno T. Menezes Gonçalves 16 fevereiro 2011


      A origem do significado da flor-de-lis (simbolicamente identificada ao lírio e à íris) remonta à Monarquia Francesa de Luís VII. O monarca adoptou a íris como seu emblema, atribuindo às suas três pétalas a Fé, a Sabedoria e o Valor. O nome Luís escrevia-se, nessa época, Loys ou Louis, tendo então a flor evoluído de “fleur-de-Louis” para “fleur-de-lis”. Mas, avisto que ele já aparece em 496 d.C., quando um anjo apareceu a Clovis, rei dos Francos, e lhe ofereceu um lírio, acontecimento que concorreu para a sua conversão ao Cristianismo. verdade é que o monarca adoptou este símbolo,
     Cedo se tornou símbolo de poder e soberania, de realeza que se faz por intervenção divina, o que a leva também a simbolizar a pureza do corpo e da alma. Por isto, os antigos reis europeus eram divinos por sagração directa da divindade na pessoa da autoridade sacerdotal, e para o serem teriam, em princípio, que ser justos e puros, como o foi Maria, “Lírio da Anunciação e Submissão". Este símbolo também já era conhecido pelos monarcas e príncipes de Portugal, pois a partir de D. Afonso Henriques, e principalmente desde finais do século XIII, o lírio estilizado flor de lis aparece em pleno nas armas portuguesas, com todo o simbolismo imediato e substrato inerente.
     A lis ou lírio faz-se símbolo da eleição, da escolha do ser amado, como diz o Cântico dos Cânticos (1, 2): «Como o lírio entre os cardos, assim a minha bem-amada entre as jovens mulheres». A “bem-amada” é a alma universal, Amor puro, virginal, universal, cuja tomada de posse foi privilégio de Israel na pessoa do rei David, logo adoptando a flor de lis dourada para figurar sobre o fundo azul do seu pendão; esse foi o privilégio de Maria entre as mulheres de Israel, e logo, como Mãe Soberana, entre as mulheres do Mundo.
      Foi assim que essa planta se tornou, no Cristianismo, o símbolo do amor puro e virginal.  O Anjo Gabriel  é representado iconograficamente com um lírio na mão, o mesmo acontecendo com o esposo José e os avós maternos de Jesus, Joaquim e Ana. O lírio simboliza também a entrega à vontade de Deus, isto é, à Providência, que cuida das necessidades dos seus Eleitos, como assegura Jesus no Sermão da Montanha: «Vede os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam» (Mt 6, 28). Assim, entregue sem condições entre as mãos de Deus, o lírio está melhor protegido ou vestido que Salomão em toda a sua glória, de maneira que simboliza o abandono místico à Graça de Deus.
     Esta flor também está associada aos escuteiros, sendo o símbolo do escutismo. As três pétalas significam os três artigos da sua promessa: verdade, dever para com Deus, lei do Escuteiro.
     No século XX, Lord Baden-Powell pediu autorização ao Dept. de Guerra para conceder a cada soldado que se qualificasse como explorador um emblema que o distinguisse. Escolheu a flor de lis, que apontava o Norte nas bússolas. Quando os Escuteiros começaram, anos mais tarde, usou o mesmo emblema para eles, pois, tal como os exploradores militares, os Escuteiros podiam prestar um serviço igualmente valioso ao seu país.
     No ano passado, fui presenteado com um marcador de livros que possui o brasão da família Pereira, em homenagem a Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável de Portugal. Este mesmo brasão possui no seu desenho a flor de lis: símbolo da paz, da pureza, da realeza e de Cristo filho do Homem; símbolo da Virgem Maria, do amor puro, virginal e universal; flor representada por três pétalas, o que faz dela um símbolo da Trindade; símbolo dos escuteiros, representando a verdade, o serviço e a fé.
     Hoje perguntava-me que símbolo poderia resumir o modo como quero e me comprometo a viver. Não conseguia encontrar a resposta, quando ela estava à distância de um braço, dentro dum livro. Viver ao serviço dos outros, defender a verdade e a fé católica, praticar o bem para Deus.

2 Responses so far.

  1. Anónimo says:

    achei seu blog pesqusiando sobre os significados da flor de lis.
    queria parabeniza-lo pela sensibilidade com q escreveu o ultimo paragrafo.
    Flavia Lamounier

Em mãos

Em mãos

Mais lidos

Etiquetas

- Copyright © O que me faz correr -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -