Posted by : Nuno T. Menezes Gonçalves 16 julho 2011

Vejamos este livro como a pergunta do meio do caminho.
Muitas vezes temos a sensação de que, a meio da vida, somos confrontados com a experiência da complexidade, uma sensação de desorientação e um certo adormecimento interior. Olhamos para o caminho e vemos uma floresta. As evidências parecem-nos menos frequentes e acessíveis. Levamos mais tempo entre um ponto e o outro, quando em outros tempos esta viagem nos parecia tão imediata, transparente e possível.
Falar de tempos é falar das perguntas da nossa vida. Algumas vêm no início, outras no meio, e algumas acompanham o fim. O nosso tesouro, aquela pérola que procuramos incessantemente e quando encontramos vendemos tudo para a possuir, certamente continuará a existir, mas no momento parece estar escondido dos nossos olhos.
José Tolentino Mendonça vem alertar, num tom poético aliciante, a necessidade de um cristianismo sapiencial que mature e ilumine a pergunta que somos, um cristianismo espiritualmente inspirador que nos relance na aprendizagem da arte da procura interior. 
A oração cristã não é uma viagem ao fundo de si mesmo. Não é um movimento introspectivo, uma diagnose de pensamentos e moções. Pelo contrário, é ser e estar diante de Deus, colocar-se por inteiro e continuamente diante da presença Daquele que nos convida a um diálogo sem censuras. É entregar-Lhe todos os pensamentos, tudo o que somos e experimentamos.
Procuremos o silêncio para ouvimos o Seu chamamento, aceitemos o convite para estar com o Pai no nosso ser mais íntimo e despido, e talvez sintamos um coração ardente que nos abra o olhar para a procura desse tesouro escondido: um amor incondicional - despojamento, escolha e aceitar ser entregue.


«Ama o silêncio acima de todas as coisas; ele concede-te um fruto que à língua é impossível descrever... Dentro do nosso silêncio nasce alguma coisa que nos atrai ao silêncio. Que Deus te conceda perceber aquilo que nasce do silêncio.» (Isaac de Nínive)

«Uma árvore é uma semente que cresce devagar e em silêncio» (Bruno Munari)

«A maior parte das vezes, o nosso pecado não é apenas deixarmo-nos aprisionar a males concretos, mas é perdermos uma medida alta, exigente e vigilante, a medida profética e inteira do Reino em nós, e conformarmo-nos a isso, como se não nos fizesse realmente falta.»

«Meia verdade é como habitar meio quarto/ Ganhar meio salário/ Como só ter direito/ A metade da vida.» (Sophia de Mello Breyner Andresen)

«O primeiro momento da reconciliação é a decisão interior que nos leva a retomar, precisamente, a arte da procura e da inteireza. "Para ser grande, sê inteiro", dizia Fernando Pessoa. E o grande desafio da vida espiritual não é, claro, o da grandeza, mas o da inteireza. Sermos nós próprios.»

«A vida reclama de mim, nesta hora, um enérgico sim. Tenho que lutar para ser eu. Se não varrer a minha casa, ela deixa de ser habitável, deixa de ser minha...»

«A redenção, segundo a fé cristã, não é um simples dado de facto. A redenção é-nos oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho.» (Spe Salvi)

«A Fé é uma história de fidelidade que se constrói, não é o mero entusiasmo de um momento.»

«Ter encontrado relança-nos novamente no caminho da procura. Quantas vezes a vida espiritual não é precisamente isso: a busca longa, demorada, paciente e comprometida daquilo ou Daquele que já encontrámos (...) O desejo de um amor incondicional faz-nos perceber que o primeiro encontro é apenas o começo. Nada está concluído, pois tudo se amplia.»

«um amor verdadeiro precisa ser amadurecido no silêncio e na intimidade»

«a maior necessidade que temos para progredir é calar o apetite e a língua diante deste grande Deus, pois a linguagem que ele mais ouve é o amor calado.» (S. João de Ávila)

«a vida espiritual não se trata de uma conquista a defender, mas de um dom a repartir.»

«No meu fim está o meu início.» (T. S. Eliot)

«Não há parques de estacionamento espirituais. Há sim a chamada ininterrupta a experimentar a itinerância de uma Promessa que é maior do que nós.»

«Bem podemos, às vezes, sentir-nos tristes e abatidos por cauda daquilo que nos fazem, isso é humano e compreensível. Porém: o maior roubo que nos é feito somos nós mesmos que o fazemos.» (Etty Hillesum)

«Há tantas pessoas que passam pela nossa vida... É importante que, na hospitalidade, no serviço e no dom, sintam que não foi em vão que passaram por nós.»

«A compaixão não é apiedar-se, oferecer alguma doçura ou algum dinheiro. (...) A compaixão é olhar o outro (e a nós próprios) e ajudá-lo a revelar-se. A compaixão é revelar-lhe que ele tem valor e que Deus habita nele. É ajudá-lo a ir até ao fim daquilo que ele pode viver.» (Jean Vanier)

«Quem exclamou pela primeira vez a primeira oração não a pode ter inventado. Só pode ter reagido a um chamamento com uma resposta.» (Erri de Luca)

«O homen só é capaz de desejar Deus, só é capaz de Deus, porque Deus se inclina benevolamente para ele. (...) Abeiramo-nos de Deus, porque Deus se abeira de nós.»

«Mais do que rogar por esta ou por aquela necessidade ou interceder pela satisfação de qualquer carência, o que se pede ao Pai é que seja pai. (...) Rezamos para saber escolher o Pai a cada momento»

«O Pater está para a oração como Cristo para a humanidade e é impossível pronunciá-la, uma vez que seja e trazendo a cada palavra a plenitude da atenção, sem que uma mudança, talvez infinitesimal mas real, se opere na alma. (...) Há um momento em que, mais do que as palavras, o que conta é o estar ali em relação.» (Simone Weil)

«A Beleza de Cristo captura o nosso coração, fere-nos intimamente, abre-nos à revelação, faz com que deixemos de pertencer a nós mesmos, obriga-nos a relativizar o que éramos, a esquecer muitas vezes a nossa pátria e a casa dos pais, atrai-nos para si.»

«O cristão define-se como alguém que vive "ferido" pela beleza singular de Jesus. E essa "ferida" gera em nós desejo, vontade, atracção, disponibilidade para o seguimento.»

«Fazei coisas belas, mas sobretudo fazei das vossas vidas lugares de beleza.» (Bento XVI)

«A oração não pode ser um compartimento do meu dia, um pequeno nicho que eu encho de pensamentos e fórmulas piedosas. A oração cristã é aquela que se desenvolve seguindo os passos de Jesus e, aí, rezar é viver (...) na presença de Deus.»

«dispomo-nos a amar Deus e a adorá-lo, mas queremos guardar para nós uma parte da nossa vida espiritual. Por isso caímos frequentemente na tentação de escolher muito bem os pensamentos que vamos ter presentes nos nossos colóquios com Deus. Seja por medo ou por insegurança, facilmente damos um carácter demasiado introspectivo à oração e, muitas vezes, escondemos de Deus aquilo, em nós, que está mais necessitado da sua acção transformante e pacificadora.»

«Não é Jesus que desapareceu, é eles que ainda não aprenderam a encontrá-lo e a reconhecê-lo, prisioneiros de um défice de conhecimento que ainda têm, e que os impede de aceitar a condição pascal de Jesus.»

«Quando se faz uma peregrinação, muitas vezes nos interrogamos onde é que ela termina, porque uma das coisas que se experimenta é que, à medida que caminhamos, a realidade torna-se sempre mais aberta. Quando o peregrino chega a perceber no seu coração, então é que começa verdadeiramente. A peregrinação não tem propriamente um fim: tem uma extraordinária finalidade. A de Paulo é Cristo. E a nossa também.»

«No Magnificat, Maria canta a sua própria história. E isso desafia-nos a fazer o mesmo. Ninguém vive uma vida espiritual fecunda enquanto não for capaz de assumir aquilo que é na sua originalidade, se não for capaz de construir a relação com Deus como um diálogo vivo entre um "eu" e um "tu". A oração de Maria não é feita de fórmulas. Ela expõe a sua vida naquilo que diz.»

«Deus não realiza todos os nossos desejos, mas é fiel e cumpre todas as suas promessas.»

«Deus criou o Ser Humano para te poder criar a ti. Deus abençoou a criação inteira para que tu, em cada nascer do Sol e em cada poente, te sentisses abençoado. Deus escutou os lamentos e as lágrimas do seu povo no Egipto, para poder escutar hoje a tua aflição e o teu grito. Deus inspirou os profetas para que hoje não te faltassem as palavras de consolação e de esperança de que precisas. Deus fez nascer Homem o seu Filho, para que hoje tu pudesses nascer mais perto de Deus.»

Em mãos

Em mãos

Mais lidos

Etiquetas

- Copyright © O que me faz correr -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -