Posted by : Nuno T. Menezes Gonçalves 28 agosto 2010



Fiodor Dostoievsi fala-nos das memórias de um sonhador, um romântico mas solitário sonhador, que vagueia em “noites brancas” de plena Primavera pela S. Petersburgo do século XIX. As noites são brancas porque em S. Petersburgo, devido à sua localização geográfica, há uma altura no Verão em que a noite não chega a ser noite, o sol praticamente não se põe.

É precisamente numa maravilhosa “noite branca” que o nosso herói se apaixona. Dois jovens encontram-se numa ponte sobre o rio Nievá e dão início a uma envolvente e intensa, embora fugaz, história de amor, carregada de fantasia, emoção e lirismo.

Nesta novela singular, Dostoiévski constrói uma atmosfera delicada e fantasmagórica que evoca o gosto romântico da época. Nela, a própria cidade de S. Petersburgo, com os seus palácios e pontes, revela-se como personagem. Não falta o final surpreendente já habitual nos seus livros.


«Como a alegria e a felicidade tornam belas as pessoas! Como o amor enche o coração! Quando nos sentimos felizes parece-nos que o coração nos vai transbordar para o coração do ente amado. Queremos que todos estejam alegres, que todos se riam. E como é contagiosa, esta alegria!»

«O desejo de impor, a mim também, a sua felicidade»

«Quando estamos infelizes, sentimos com maior violência a infelicidade dos outros; o sentimento não se destrói, concentra-se...»

«Como é insuportável ser-se feliz em certos momentos!»

«Todas as criaturas escutam com alegria qualquer consolação, sentem-se felizes por encontrar a mínima sombra de justificação.»

«Por que razão mesmo o melhor dos homens tem sempre qualquer coisa a esconder a outro e se cala diante dele? Por que não dizer francamente, à vontade, o que está no coração, quando se sabe que não se falará em pura perda?»

«Quando amamos, lembramo-nos das ofensas?»

«Um minuto inteiro de felicidade! Afinal, não basta isso para encher a vida inteira de um homem?»

Em mãos

Em mãos

Mais lidos

Etiquetas

- Copyright © O que me faz correr -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -