Archive for julho 2011

'Pensamento político contemporâneo', J. C. Espada e J. C. Rosas (Parte III)

MICHAEL OAKESHOTT: a crítica ao racionalismo e a disposição conservadora      O pensamento de Oakeshott assimilou no seu melhor a grande tradição da liberdade individual e do pluralismo da civilização, propondo que em cada momento.
23 julho 2011
Posted by Nuno T. Menezes Gonçalves
Tag :

'Pensamento político contemporâneo', J. C. Espada e J. C. Rosas (Parte II)

FRIEDRICH AUGUST VON HAYEK: liberdade e ordem espontânea      Hayek marcou a História como um dos mais sérios e demolidores críticos das ideias comunistas e socialistas, tendo sobremaneira contribuído intelectualmente para a queda.
20 julho 2011
Posted by Nuno T. Menezes Gonçalves
Tag :

Pensamento político contemporâneo' - J. C. Espada e J. C. Rosas (Parte I)

KARL POPPER: a sociedade aberta e os seus inimigos      Popper ficou conhecido pelo seu combate intelectual para criticar e derrotar simultaneamente o dogmatismo e o relativismo.      Faz a distinção fundamental.
Posted by Nuno T. Menezes Gonçalves
Tag :

César das Neves: crise político-económica e agências de rating

Todos falam agora de uma solução europeia para a crise. O que é uma solução europeia? A crise é europeia e uma solução europeia é indispensável. Mas penso que as razões pelas quais se está a falar numa solução europeia são más. O que se passa é que.
Posted by Nuno T. Menezes Gonçalves

'o Tesouro escondido', José Tolentino Mendonça

Vejamos este livro como a pergunta do meio do caminho. Muitas vezes temos a sensação de que, a meio da vida, somos confrontados com a experiência da complexidade, uma sensação de desorientação e um certo adormecimento interior. Olhamos para o caminho.
16 julho 2011
Posted by Nuno T. Menezes Gonçalves
Tag :

'O Adeus às Armas', Ernest Hemingway

'O Adeus às Armas' sobe incontestavelmente ao pódio dos melhores romances mundiais e contemporâneos, sendo muito provavelmente o melhor romance de Ernest Hemingway. E assim, a imaginação transporta-nos para o cenário da Primeira Grande Guerra, através.
12 julho 2011
Posted by Nuno T. Menezes Gonçalves
Tag :

Ser católico na política

Ser católica na políticaSoa-me sempre um pouco estranho quando me perguntam como é ser católico na política. Fico a pensar em que particularidade haverá quando comparado com ser católico no trabalho em geral ou em casa ou com os amigos ou com as pessoas.
06 julho 2011
Posted by Nuno T. Menezes Gonçalves

Em mãos

Em mãos

Mais lidos

Etiquetas

- Copyright © 2025 O que me faz correr -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -